ESTOCANDO A RAÇÃO

 

O modo como você armazena a ração que seu animal ingere é tão importante quanto sua marca e procedência.

A ração deve ficar em local fresco, seco, sem umidade e, de preferência, em cima de um estrado, para evitar contato com insetos ou ratos.

Não esqueça que os ratos são grandes transmissores de doenças e têm um olfato muito apurado, sendo capazes de farejar comida a longas distâncias.

Compre ração em lugar de boa procedência e que mantenha condições de higiene adequadas.

Sacos grandes podem ser mais econômicos, porém, seu conteúdo deve ser consumido em um período que não ultrapasse duas semanas — após esse prazo as características nutricionais básicas da ração podem ser alteradas.

Para evitar problemas desse tipo, calcule a quantidade que seu animal ingere diariamente, multiplique por 10 a 15 dias e você saberá qual o volume do saco de ração mais indicado.

Não esqueça: a ração deve ser oferecida ao animal seca e o prato deve ser retirado logo que ele termine de comer. Caso sobrem alguns grãos, eles devem ser jogados no lixo.

Não adicione nada à ração. Se isso for necessário, lembre-se que os cuidados com relação à degradação da ração devem ser intensificados, principalmente em dias de temperatura alta.

O prato onde seu animal faz suas refeições deve ser lavado a cada vez que ele comer, para evitar intoxicações com alimentos fermentados. Estes cuidados são muito importantes e devem ser seguidos de forma criteriosa.

Evite problemas de saúde para seu animal sendo um proprietário cuidadoso e consciente.